Business Analysis é um diferencial importante para um Gerente de Projetos?

De forma incomum, quero iniciar esse artigo com uma pergunta do colega Paulo Roberto Aguiar, de Porto Alegre, enviada a mim por e-mail na semana passada. Talvez você também tenha essa dúvida. O e-mail continha apenas 1 linha com a seguinte pergunta: “Business Analysis é um diferencial importante para um gerente de projetos?” Fazendo um trocadinho meio infame, eu diria que não é um diferencial importante para UM gerente de projetos e sim para TODOS. Qual não foi minha surpresa, tenho estudado mais a fundo nos últimos 3 meses sobre Business Analysis (ou Análise de Negócio), exatamente porque passei os últimos meses de 2015 conversando com vários Gerentes de Projetos em encontros, palestras e webinars sobre como o conhecimento em análise de negócio pode agregar valor ao profissional em gerenciamento de projetos.

Todo o GP, na sua essência, trabalha com análise de negócio em seus projetos. Porém o problema não é o que se trabalha, mas como se trabalha. Na minha opinião eu não tenho a menor dúvida que a Business Analysis veio para ficar e já é uma competência essencial do profissional em gerenciamento de projetos, por um motivo muito simples; se você não consegue entender a fundo o que o cliente realmente quer do produto, serviço ou resultado a ser gerado pelo projeto, corre o risco de você entregar algo que não gera valor real dentro do campo das necessidades as quais foram apontadas, seja por uma coleta deficitárias dos requisitos, seja por uma má interpretação desses requisitos na composição do escopo do projeto. Além disso, o conhecimento em análise de negócio passa pelo entendimento da estratégia de negócios da organização, sendo fundamental na aplicação da governança organizacional, onde todos os projetos precisam estar alinhados. O problema de boa parte dos Gerentes de Projeto é que consideram, por exemplo, a análise de requisitos apenas uma etapa a ser cumprida, como algo imutável e alheio a sua percepção.

Aceitando ou não, o mercado mudou. O que se espera de um profissional em gerenciamento de projetos hoje é diferente do que se esperava há 5 anos atrás. O próprio PMI já captou essa mensagem do mercado e a incorporou no seu portfólio de certificações, criando a certificação PMI-PBA (Professional in Business Analysis), além de ter inserido em seu novo programa de re-certificação (Triangulo de Talentos) a necessidade de PDUs emGerenciamento Estratégico e de Negócios. A PMI-PBA ainda não tem uma aceitação muito ampla no mercado, porém vem crescendo a cada ano.

Puxando, então, para esse campo das certificações, hoje eu queria falar um pouquinho sobre as 2 certificações com mais aderência no mercado de Business Analysis. Acho extremamente importante que você, profissional em gerenciamento de projetos, procure se informar sobre os programas de treinamento e certificações existentes.

Por indicação de alguns colegas, revolvi visitar o site do IIBA®  – International Institute of Business Analysis (https://www.iiba.org/) onde um corpo de conhecimento (bastante parecido em sua estrutura com o PMBOK) foi criado. Esse corpo de conhecimento é o BABOK® (A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge) e está em sua 3ª edição. Dei uma boa olhada no site e encontrei um link com uma visão geral do BABOK em português, porém da edição anterior (segue link:http://www.theiiba.org.br/arquivos/babokportugues.pdf) Gostei do que vi e resolvi comprar o BABOK (US$ 71,20 na Amazon.com). O livro é realmente bastante interessante, trazendo a análise de negócio dentro de um ciclo de vida bem estruturado, com processos e seus imputs, tasks e outputs. Possui 7 áreas de conhecimento:

  • Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócio;
  • Elicitação e Colaboração;
  • Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Requisitos;
  • Análise da Estratégia;
  • Análise de Requisitos e Definição de Design;
  • Avaliação e Solução;
  • Competências Fundamentais.

No BABOK a análise de negócios parte de uma série de competências fundamentais das quais o profissional em BA necessita ter em seu arcabouço:

O BABOK também traz 34 técnicas que apoiam as tarefas de análise de negócio, cobrindo a maioria das situações que um analista de negócio encontra no seu dia-a-dia. A sua integração ao gerenciamento de projetos pode ser perfeitamente conduzida porque, assim como o PMBOK, o BABOK é um corpo de melhores práticas e não uma metodologia engessada.

O IIBA® também oferece, assim como o PMI, certificações em Business Analysis, são elas:

  • CCBA® (Certification of Competency in Business Analysis), para os práticos em análise de negócios, com razoável experiência, que buscam o reconhecimento pelas habilidades na área. Se pudermos traçar algum tipo de paralelo, seria como a certificação CAPM® para PMI®
  • CBAP® (Certified Business Analysis Professional), para profissionais com uma larga experiência em análise de negócio. Profissionais que fazem aplicação para o exame dessa certificação precisam ter o mínimo de 7500h com BA. Se também formos traçar um paralelo, seria como a certificação PMP® para PMI®.

No mapa estratégico que montei em Janeiro com as minhas metas pessoais para os próximos 3 anos, coloquei a meta de me certificar em Business Analysis. Você pode perguntar “é necessário se certificar em BA”? Não, não é necessário, mas se você lembrar de um artigo que escrevi em Janeiro sobre certificações (https://www.linkedin.com/pulse/diferen%C3%A7a-entre-um-gerente-de-projetos-certificado-e-em-borba-pmp?trk=prof-post) vai novamente entender que a certificação em si é o produto do entendimento sobre determinado assunto e com BA não é diferente.

Bem, espero ter respondido não só a dúvida do Paulo mas também a de algumas pessoas que têm conversado comigo e procurado informações sobre Business Analysis. Na Internet tem bastante informação à respeito, principalmente em sites do exterior (é bom estar afiado com a língua inglesa). Qualquer dúvida, entra em contato comigo e até a próxima postagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: