10 livros que todo profissional em Gerenciamento de Projetos deveria ler

“A leitura traz ao homem plenitude; o discurso, segurança e a escrita, precisão”. Essa frase dita por Francis Bacon ilustra bem a intenção desse artigo. Conheço algumas pessoas que acham que a leitura em si é uma opção que não afeta diretamente o desenvolvimento de um profissional. Muitos profissionais acreditam que apenas a leitura técnica é suficiente para modelar sua base de conhecimentos e formatar conceitos verdadeiramente revolucionários na condução de suas carreiras. Se você é um profissional em gerenciamento de projetos com certeza já deve ter concluído que o conhecimento é o pilar que garante a sustentabilidade do seu sucesso, tendo em vista que o sucesso para esse tipo de profissional é o reconhecimento por parte do cliente de que a qualidade foi alcançada e por parte da organização executora, que os prazos e custos ficaram dentro dos limites pré-estabelecidos. Nenhum Gerente de Projetos, por exemplo, pode se sentir satisfeito com o seu atual nível de conhecimento sobre qualquer que seja o assunto e, infelizmente, tem muita gente que não parece estar muito disposto a desbravar novos horizontes.

Pensando nisso, preparei pra vocês uma pequena lista de 10 livros que tive a oportunidade de ler e que acredito que contribuiu imensamente na minha formação como profissional em gerenciamento de projetos. Claro, não preciso dizer aqui que esses são os livros-chaves e que, lendo apenas eles, você se tornará um guru no assunto. Aliás, essa palavra “guru” na nossa área tem sido mais usada por pessoas que se auto-definem como tal e não que são consideradas pelos outros como tal. Deixando as indiretas pra lá, vamos nos ater aos livros. De antemão, peço para que vocês procurem não contribuir com a pirataria, buscando comprar livros originais e descartando a ideia de cópias não-autorizadas. Lembrem-se, o conhecimento é uma via de mão-dupla: há um investimento mas também haverá uma recompensa. Os livros foram ordenados de forma aleatória e não em grau de importância.

  1. Gerenciamento de Projetos em 7 Passos (Armando Terribilli Filho).
    Esse foi um dos primeiros livros de gerenciamento de projetos que eu comprei. Ele traz uma visão bem simples sobre o assunto e aborda o tema de modo que aquele leitor mais leigo no assunto consiga entender o básico sobre gerenciamento de projetos.
  2. PMO – Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na Prática (André Barcaui).
    Apesar do André ser o organizador do livro, o livro é uma coleção de textos compilando diversos aspectos de um escritório de projetos, compilando 25 artigos que foram escritos por vários profissionais que deram sua contribuição com seus conhecimentos, dentre eles, nomes bem conhecidos na área como Carlos Magno da Silva Xavier, Darci Prado e Farhad Abdollahyan.
  3. Gestão de Projetos – As Melhores Práticas (Harold Kerzner).
    Esse é um clássico. Traz vários cases, incluindo de grandes empresas do mercado mundial. Gosto da abordagem do livro e recomendo aos que tem um conhecimento um pouco mais apurado em gerenciamento de projetos. Muitos me perguntam se eu indicaria esse livro a quem está estudando para certificação PMP. Eu não recomendo porque a abordagem da certificação é outra. Para isso existe o livro da Rita Mulcahy. O livro do Harold pode ser uma leitura complementar.
  4. Guia PMBOK – 5ª Ed.
    Dispensa comentários. Esse é o mais famoso e mais difundido livro sobre gerenciamento de projetos do mundo. O corpo de melhores práticas do PMI já foi adotado nos EUA como a norma estadunidense de gerenciamento de projetos e tem hoje o reconhecimento do mundo quando o assunto é GP. É leitura obrigatória e recorrente.
  5. As 48 Leis do Poder (Robert Greene / Joost Elffers).
    Não só de conhecimento sobre normas, ferramentas e processos vive um profissional em gerenciamento de projetos, desenvolver as habilidades humanas é tão importante quanto. Todo Gerente de Projeto precisa saber lidar diariamente com poder e política. Esse livro traz exemplos históricos e interpretações muito interessantes. Vale a pena ter na cabeceira.
  6.  Gerenciamento Ágil de Projetos (Vitor L. Massari).
    Um bom guia para quem está pensando em tirar a certificação PMI-ACP este livro aborda os principais métodos de gerenciamento ágil de projetos, tais como FDD, Kanbam, Lean, XP e Scrum, além de apresentar técnicas ágeis de gestão no planejamento, execução e controle de projetos. Recomendo àqueles que querem tentar absorver o conhecimento ágil para seus projetos e para os que pretendem estudar para a certificação ACP.
  7. Gerenciando Projetos com PRINCE2 (Robériton Luís Oliveira Ribeiro).
    Outro guia de apoio à certificação, porém mostra de forma bastante clara o PRINCE2 até para os mais leigos. Aborda os princípios, temas e processos do PRINCE2 da OGC, que é a metodologia de projetos mais usada na Europa e em países de origem britânica. Gostei bastante desse livro e indico aos que estão buscando a certificação Foundation.
  8. O Monge e o Executivo (James C. Hunter).
    Mais um livro para você aprimorar suas habilidades humanas (as famosas Soft Skills). O livro narra a história de Jonh Daily, um executivo bem sucedido que decide se isolar em um pequeno mosteiro cristão e lá a história de ensinamentos se desenvolve. O livro é um best-seller e altamente recomendado para quem ocupa cargos de gestão. É realmente um livro indispensável. Tenho certeza que você se verá em muitas passagens do livro, como eu me vi.
  9. Inteligência Emocional para Gerenciamento de Projetos (Anthony Mersino).
    Muitos GPs hoje pecam por conhecerem bem os processos, técnicas e ferramentas utilizados no gerenciamento de projetos, porém ao se depararem com situações de stress e trabalho sob pressão acabam se descontrolando e fazendo tudo o que definitivamente não deveriam fazer. Esse livro traz uma abordagem dinâmica e técnicas para lidar com a inteligência emocional. Vale a pena para profissionais em qualquer nível de conhecimento.
  10. A Arte da Guerra (Sun Tzu).
    Deixei por último porque é, sem dúvidas, o meu livro preferido. Não há quem leia e saia imune aos seus ensinamentos. O livro foi escrito há mais de 2500 anos mas é totalmente adequado a nossa realidade. São 13 capítulos onde se desenha claramente uma metodologia de guerra, com princípios fundamentais e técnicas comprovadamente eficazes. Também considero leitura obrigatória. Ministrei uma palestra sobre o assunto no início do ano intitulada 10 Lições do Sun Tzu para Profissionais em Gerenciamento de Projetos. Para quem tiver interesse, segue o link (https://www.youtube.com/watch?v=aQLZwcaGDoI).

Bem, com isso espero ter colaborado para que você amplie seus horizontes  e busque o conhecimento a todo custo. Posso garantir que você não se arrependerá de ler nenhum desses livros. Boa leitura!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: