No Brasil, muitas empresas não sabem recrutar Gerentes de Projetos

O título desse artigo pode causar um espanto a quem já é da área, mas eu iria até mais longe: muitas empresas não sabem, sequer, o que é um projeto e pra que serve o gerenciamento de projetos. Sim, estamos no século XXI, na era da informação; o conhecimento ao alcance das mãos e, mesmo assim, muitas empresas não sabem recrutar Gerentes de Projetos simplesmente porque não sabe o que é um projeto. É sério, meu amigo! Eu não estou brincando (queria muito, mas não estou).

Como eu sei disso? Simples, mais do que você imagina. Tudo começou com um papo de botequim com dois amigos, profissionais em gerenciamento de projetos. Conversa vai, conversa vem, um deles falou que ficou de Junho a Agosto desse ano tentando recolocação. Com isso, participou de alguns processos seletivos. Uma dessas empresas anunciou vaga para Gerente de Projetos e na descrição dessa vaga pedia experiência com pipeline de vendas, gestão de contratos e manutenção de carteira de clientes. Resumindo, a empresa queria um gerente de vendas e não um gerente de projetos. Aí, por curiosidade, ele mandou um e-mail ao recrutador perguntando o porquê da vaga ser anunciada para Gerente de Projetos. A explicação foi a seguinte: “aqui os contratos são chamados de projetos, por isso a vaga é para Gerente de Projetos“.

Ok, vamos tentar pôr os pingos nos ‘ís’. Existem várias definições para o que é um Projeto. Pouca gente sabe, mas a palavra Projeto vem do latim projectu, que significa “lançado para diante”. A ideia de projeto é, em qualquer definição, algo que deve ser planejado para ser posteriormente executado e, sendo executado, não há mais razão em ser projeto. Com isso, todas convergem para o mesmo sentido. Vejamos algumas abaixo:

  • “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” (Guia PMBOK – PMI)
  • “Um projeto é uma organização temporária criada com o propósito de entregar um ou mais produtos de negócios, de acordo com um Business Case pré-acordado.” (Metodologia Prince2)
  • “Trata-se de um empreendimento com objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade.” (Kerzner)

Note que o sentido de temporário e exclusivo é muito evidente nas definições acima. Mas o problema no recrutamento não é só a notação, é também uma questão de não saber o que um Gerente de Projetos faz na realidade. A impressão que dá, as vezes, é que muitas empresas acham o nome do cargo bonito e descolado e inventam descrições que simplesmente não tem absolutamente nada a ver com as atribuições de um GP.

Então, como é que eu sei de tudo isso? Que absurdo é esse que estou falando? Me prove como você chegou a essa conclusão. Já que você está pedindo, lá vai. OBS: todas as vagas foram postadas com o título Gerente de Projetos.

“Contratamos Gerente de Projetos Sênior com mais de 10 anos de experiência em gestão e que também saiba especificar, programar, testar, documentar e treinar usuários finais. Desejável conhecer boas práticas de gestão de projetos”. (Anúncio publicado no site da Catho).

  • Fica claro no anuncio acima que o recrutador não faz a mínima ideia das atribuições de um Gerente de Projetos

“Só analisaremos currículos de candidatos que tenham obrigatoriamente a certificação PMIBOX ou PMBOCK. (IMPORTANTE: Currículos que não atendam a este critério não serão avaliados).” (Anúncio publicado no site vagas.com).

  • Eu confesso que li 3 vezes porque achei que era só um erro de digitação, mas não, o recrutador está realmente exigindo certificações que só existem na imaginação dele.

“Administrar os sistemas de Tecnologia da Informação. Identificar necessidades de upgrade de sistemas e fazer manutenção dos sistemas. Ministrar treinamento aos usuários dos sistemas, através de cursos e palestras, com a finalidade de garantir a perfeita implantação e utilização dos sistemas da instituição.” (Anuncio publicado no site da Catho)

  • Seria mais fácil anunciar vaga para Gerente de TI.

“Atuar no gerenciando de projetos de infraestrutura e operações. Ensino Superior cursando. Conhecimento em PMP, gerenciamento de projetos, negociação, relacionamento interpessoal.” (Anúncio publicado no site da Catho).

  • Projetos de Operações? Conhecimento em PMP?

“Gerenciar projetos e equipes de trabalho, realizar conciliação contábil, fazer avaliação, entre demais atividades”. (Anúncio publicado no site da Catho)

  • Tá, conciliação contábil ainda vai, mas o que preocupa neste anúncio é o conteúdo. A descrição são só 2 linhas mesmo e totalmente vaga. “Fazer avaliação” (avaliação de que?), “entre demais atividades” (o famoso ‘se colar, colou’).

“O Gerente de Projetos contratado ficará subordinado diretamente ao Programador Pleno da área.”

  • E por acaso o Programador Pleno também é o líder de PMO?

“Fazer análise (mapeamento), otimização de processos. Dar apoio ao comercial em reuniões de pré-venda e atividades inerentes a função. Experiência em ações promocionais e execuções no varejo.” (Anúncio publicado no site da Catho)

  • Tá vendo que o pessoal não sabe o que é um projeto?

“Procuramos Assistente de Projetos com MBA e Certificação PMP. Salário R$ 1.925,00 (PJ).” (Anúncio na internet – sem fonte)

  • Essa eu realmente não sei onde foi anunciada, mas é bem conhecida no LinkedIn e realmente mostra o nível de conhecimento baixíssimo do anunciante.

Bem, essas são apenas algumas, mas se você tiver acesso ao Catho ou Vagas.com, vai ver uma série de bizarrices que comprovam o que traz o título do artigo. Espero que os profissionais em recrutamento procurem analisar melhor as descrições antes de divulgá-las e também espero que as empresas, na formulação dos seus “Job Description” adeque a função de Gerente de Projetos ao que ele realmente se preparou para fazer. Não é aceitável que em pleno século XXI não se saiba o que é um projeto ou o que faz um gerente de projetos.

Licença Creative Commons
O trabalho No Brasil, muitas empresas não sabem recrutar Gerentes de Projetos de Wagner Borba está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://escopodefinido.com/2016/12/27/no-brasil-muitas-empresas-nao-sabem-recrutar-gerentes-de-projetos/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://escopodefinido.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s